ASSUNTO: O Evangelho segundo a comunidade Joanina.
Este encontro aconteceu no dia 18 de Julho de 2010 na Comunidade São Sebastião, no Cedrinho, local onde acontecem os encontros semanais da Escola Bíblica (4ª turma). O grupo ali reunido contou com a presença de pessoas de todas as turmas que já tiveram a oportunidade de fazer um passeio pela Bíblia. Nossa orientadora foi Irmã Luzia, Catequista Franciscana que veio de Itajaí partilhar conosco um pouco de sua experiência no estudo e vivencia da Palavra de Deus. Irmã Luzia, com seu jeito meigo e comunicativo não escondia seu entusiasmo ao falar do Evangelho Segundo João. Para tanto dividiu o nosso encontro em dois momentos:
Na parte da manhã com o inicio dos trabalhos vimos como o Evangelho surgido na comunidade de João é diferente, Jesus é o rosto do Pai revelado. Cada pessoa no encontro com Jesus é provocada a tomar uma decisão na fé. Dentro desta primeira parte observamos também João Batista, figura forte dentro da comunidade, e como esta comunidade precisa superar os preconceitos em relação à mulher.
Os milagres que o Discípulo Amado chama de sinais, são sete ao todo. Com uma linguagem altamente simbólica, Jesus se apresenta como Luz, Ressurreição e Vida, Caminho Verdade e Vida, Pastor, Porta, Pão da Vida, mas a hora ainda não chegou, diz Jesus.
Após intensos debates e questionamentos da turma, sobretudo as Bodas de Caná, chegamos ao intervalo para o almoço, aliás, que almoço hein? Parabéns ao pessoal da cozinha não só pela delicia de cardápio, mas também pelo carinho e dedicação, coisa de gente amiga mesmo.


Ao retomarmos os trabalhos à tarde Irmã Luzia nos convida a reflexão sobre alguns sinais de Jesus que ajudaram a comunidade Joanina a reconhecer Jesus como o filho de Deus encarnado, o rosto humano de Deus. Chegamos então a segunda parte: A Hora de Jesus chegou, é a Exaltação, na cruz e na glória da Ressurreição.
Ao encerrarmos o encontro creio que fica um questionamento no coração de cada um:
Será que realmente já demos um salto na fé, ou estamos ainda presos aos costumes e leis de nossa época?
Obrigado á Irmã Luzia por este dia, por partilhar conosco as maravilhas da Palavra de Deus.




Um agradecimento especial aos amigos: Zuleica e Ronaldo, Juliana e Fabricio
Jorge e Arlita Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário