Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2011

A CLAREZA DA BÍBLIA

Se a bíblia fosse mais clara, mais fácil de ser entendida, talvez não houvesse tantas religiões e crenças diferentes?

Uma reflexão:
O problema não está necessariamente em a bíblia ser clara ou não, ser mais fácil de ser entendida.
A bíblia é o relato da experiência de fé da vida de um povo dentro de uma determinada cultura e que está distante de nós separada pelo tempo decorrido. Por isso, o primeiro passo para começar a perceber que a bíblia é mais clara que parece, que ela não é tão difícil de ser entendida, é começarmos a conhecer o meio onde estes textos foram vividos em primeiro lugar e depois redigidos. Querer tomar a bíblia pura e simplesmente ao pé da letra e aplicar aos nossos tempos é dar margem para muitos dizerem que a bíblia é ultrapassada, não serve para os nossos tempos. Mas se formos aos poucos fazendo o que acima foi sugerido, veremos que os anseios, as angústias, as alegrias, as esperanças, os dilemas, as perguntas dos homens e mulheres da bíblia são os mesmos anseios, as angústias, as alegrias, as esperanças, os dilemas, as perguntas dos homens e mulheres de hoje. A bíblia é um livro, Palavra de Deus, que não pode ser lido isolado do meio que a gerou.
Há tempos passados poucos tinham acesso à bíblia. O povo mais simples nem pensar. Mas hoje, ela está na mão do povo. Porém, isto incorre num risco: que aconteça justamente o que acima refletimos. Assim sendo, não é à toa que hoje se procura estudar a bíblia o mais que se possa, não somente para saber bíblia, mas sim para ver como ela pode ajudar na nossa vida e descobrir que ela é mais atual do que parece.
Talvez você esteja pensando: e afinal porque tantas religiões e crenças diferentes? É culpa da bíblia? Então vamos lá:
Não basta colocar a bíblia embaixo do braço e sair “pregando”. Como vimos acima, isto é um erro quando se pensa que é só abri-la e sair com bla-bla-bla. O problema acontece justamente quando muitos começam a utilizar a bíblia fora daquele que é seu verdadeiro objetivo: defender a vida. A bíblia não pode ser usada em benefícios próprios como a gente vê que acontece muitas vezes por ai. É pena que muitos vêem na bíblia uma forma de defender interesses próprios, mesmo entre nós católicos. O problema não está no número de religiões que existem, mas sim no objetivo a que elas se destinam. Eu vejo as religiões, aquelas que de fato defendem a vida como indica a bíblia, como meios de as pessoas chegarem a Deus, terem vida e serem felizes. Temos de lutar pelo mesmo ideal de Jesus Cristo que era : “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”.(João 10,10). É a isto que deveriam se propor de fato as religiões no mundo: a defender a vida como acontece em toda a Palavra de Deus contida na bíblia.
Espero ter ajudado a refletir.

Leia Jo 10,1-21. Clique aqui

3 comentários:

  1. Olá
    Realmente a biblia nos parece um misterio muito dificil de compreender e queremos que as respostas que procuramos nos seja dada de forma clara, sem que seja preciso pensar e refletir um pouco. Mas precisamos achar uma forma de continuar buscando as respostas para nossas questões. E um desses jeitos é estudar a Palavra de Deus, e para isso existem muitos recursos. Basta EU querer.
    Leia a biblia diariamente, faça disso um hábito saudável.
    Continue nos ajudando
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. É verdade, e a biblia a meu ver deve ser estudade diáriamente, não existe um periodo e pronto você já sabe tudo, ela é muito complexa. E quando se estuda entendendo que ela é um relato de um povo, com as mesmas duvidas e anseios como nos hoje, ela nos parece mais proxima, e se torna prazeroso estuda-la, to com saudade do curso, começo a pensar em fazer outro.
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Certa vez ouvi alguém dizer que não gostamos daquilo que não conhecemos. Assim como eu, acho que muitas pessoas gostam de ler a Bíblia, mas quando se aprofunda, quando se busca ver o que há por tráz das entrelinhas, porque tal texto foi escrito, qual a realidade do povo na época?
    Quando se partilha todas essas questões em grupo ou em ecumenismo, nos surpreendemos com a verdade e atualidade das mensagens contidas.
    Um forte abraço aos irmãos da Escola Bíblica e obrigado pelos momentos de partilha da Palavra de Deus.

    Com carinho: Dodi.

    ResponderExcluir